Curso grátis para a Reforma Tributária

A Escola Superior das Administrações Tributárias (ESAT) lançou o Curso Básico de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), uma formação estratégica voltada à preparação dos auditores fiscais estaduais para a entrada em vigor da Reforma Tributária, prevista para começar em 2026.

A iniciativa conta com o apoio institucional da Febrafite, que assegurou a gratuidade do curso exclusivamente para associados das entidades filiadas, como a AFRERJ, reforçando o compromisso com a qualificação técnica da categoria e o fortalecimento das administrações tributárias estaduais.

Para o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, a capacitação é fundamental para a boa implementação do novo sistema tributário e está alinhada à excelência técnica pela qual são reconhecidos os auditores fiscais das receitas estaduais de todo o Brasil. “A articulação da Febrafite para viabilizar o acesso gratuito ao curso reforça nosso compromisso com a qualificação permanente da categoria e com uma transição segura, técnica e eficiente para o IBS, fortalecendo as administrações tributárias estaduais e a sustentabilidade das receitas públicas.”

A criação do IBS e da CBS representa uma das mudanças mais relevantes da história do sistema tributário brasileiro, com impactos profundos sobre a atuação do ifsco estadual. Antecipar a formação dos auditores fiscais é fundamental para garantir segurança jurídica, eficiência administrativa e proteção da arrecadação durante o período de transição.

O curso foi estruturado para apoiar o auditor fiscal na:

  • Atualização dos procedimentos de auditoria;
  • Adaptação das rotinas de fiscalização ao novo modelo tributário;
  • Ampliação da efetividade no combate à sonegação;
  • Preservação e fortalecimento das receitas estaduais e
  • Conteúdo técnico, com quem participou da construção da Reforma

O curso reúne docentes com atuação direta nos debates e decisões que moldaram a Reforma Tributária do consumo. O corpo docente é formado por auditores fiscais que integram a Comissão Técnica da Febrafite, além de participantes de grupos nacionais de trabalho responsáveis pela regulamentação e pela governança do IBS.

O conteúdo alia rigor técnico, visão institucional e aplicação prática, preparando os participantes para compreender não apenas as regras do novo imposto, mas também sua lógica de funcionamento e seus impactos estratégicos.

O Curso Básico de IBS é oferecido em formato totalmente EAD, permitindo que o conteúdo seja acompanhado no ritmo do participante, sem prejuízo da profundidade técnica.

Associados das filiadas à Febrafite, como a AFRERJ, podem se inscrever e iniciar imediatamente sua formação, fortalecendo sua atuação profissional e contribuindo para a sustentabilidade das receitas públicas no novo cenário tributário.

Inscreva-se: https://afresp.org.br/esat-febrafite/

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *