doctor-doing-vaccine-patient

Vacinas grátis contra a pneumonia e herpes para associados AMAFRERJ

Vacina boa é vacina no braço e saúde garantida! Por isso a AMAFRERJ oferece vacinas gratuitas para seus associados até o fim do ano que vem. A campanha vai até o dia 31 de dezembro de 2026 e conta com imunizantes contra o herpes zoster e pneumonia. Basta apresentar o pedido médico e as carteiras da AMAFRERJ de identificação nas unidades Barra, Ipanema, Península e Tijuca do Laboratório Richet.

A aplicação das vacinas nas unidades físicas não necessita de agendamento e está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 16h e aos sábados, das 8h às 11h. Para associados que necessitem de atendimento domiciliar, é necessário agendar pelos telefones  (21) 3003-2223 (Central) e (21) 99231-4407 (WhatsApp).

Herpes

A herpes zoster (popularmente conhecida como cobreiro) é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora.  Esse vírus permanece em latência durante toda a vida e sua reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados e outras. A Herpes-Zóster pode levar a complicações e outras formas clínicas graves, inclusive, à morte.

Para receber a vacina (Shingrix) é necessário pedido médico, beneficiário imunocomprometido acima de 18 anos e adultos com 50 anos ou mais. São duas doses, com intervalo de dois meses.

 Pneumonia

A pneumonia é uma doença que afeta os pulmões e é caracterizada pela inflamação dos sacos de ar nestes órgãos, os alvéolos. Ela pode ser causada por diferentes agentes, o que inclui bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos, bem como por substâncias químicas.

A prevenção inclui medidas simples, como alimentação saudável e tempo adequado de sono, além da higiene correta das mãos. Não fumar é essencial para evitar quaisquer doenças respiratórias. Outra medida importante é a vacinação anual contra a gripe, bem como as vacinas pneumocócicas, que combatem a bactéria que mais causa pneumonia.

São quatro tipos de vacina, todas inativadas, e aplicadas via intramuscular:
•    Prevenar 13 – A VPC13 protege contra 13 tipos diferentes de pneumococo, combate doenças graves como pneumonia, meningite e otite em crianças. No SUS, a mais comum é a VPC10, mas a VPC13 já pode ser encontrada no CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais).

•  Prevenar 20 – A VPC20 protege contra 20 tipos diferentes de pneumococo, combate doenças graves como pneumonia, meningite e otite em crianças.
•    Vaxneuvance – Pneumocócica 15 – A VPC15 protege contra 15 tipos diferentes de pneumococo, combatendo doenças graves como pneumonia invasiva, meningite e otite.  Não disponível no SUS.
•    Pneumovax 23 – A VPP23 protege contra 23 tipos diferentes de pneumococo. Disponível no SUS nas unidades do CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais).

Para vacinar-se, é necessário pedido médico, carteira do convênio e documento de identificação.

Onde?


As unidades físicas disponíveis para a campanha de vacinação contra a pneumonia são:
•    Barra da Tijuca – Av. das Américas, 4801 – Loja D – Centro Médico Richet Barra
•    Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 315
•    Península (Barra) – Av. dos Flamboyants da Península, 855/Loja S 206 – Shopping Península Open Mall
•    Tijuca – Rua Pinto de Figueiredo, 31 – Loja B

Happy girl with smartphone, looking at phone and smiling, standing at home, concept of buying online, shopping in mobile app.

Aplicativo da AMAFRERJ

O App do plano de saúde da família fiscal reúne informações indispensáveis para sua saúde e de seus dependentes como a carteira de identificação, que permite o atendimento, e a rede credenciada, entre outras. Se você ainda não tem, é só baixar na loja de aplicativos da Apple ou Android, e aproveitar todos os benefícios da AMAFRERJ. E qualquer dúvida, é só ligar para a gente pelo (21)3534-5555.

Physician giving prescription document to patient in cabinet, after medical consultation. Medic holding checkup report to give treatment to retired person in health care office. Close up

Recibos só digitais

A AMAFRERJ não pode mais aceitar recibos de profissionais de saúde que não tenham sido emitidos em formato digital, por meio do aplicativo da Receita Federal, quando for dar entrada na solicitação de reembolso.
A exigência atende à Instrução Normativa RFB Nº 2.240, de 11 de dezembro de 2024,que obriga médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e todos os profissionais de saúde, pessoas físicas com registro ativo em seus conselhos profissionais, a emitir recibo digital por meio do aplicativo Receita Federal, desde 1º de janeiro de 2025. O recibo deve ser emitido no momento do pagamento da prestação de serviço. Caso haja mais de um pagamento relativo a um mesmo serviço, deverá ser emitido um
recibo para cada quitação.
Para reembolsos de tratamentos seriados, se houver a emissão de um único recibo por mês referente às várias sessões, é necessário que os dias de cada uma venham discriminados. Caso não seja possível incluir esta informação no recibo, será necessário encaminhar uma declaração emitida pelo profissional escolhido, informando as datas de atendimento e o nome completo do beneficiário. A Declaração deve vir datada, assinada e com o Código de Registro do Profissional. A mudança quer reduzir fraudes e inconsistências que levam contribuintes à malha fina.